Amigos,
Publico o texto
original que deu base para o artigo publicado na EXAME.COM, seção PME - DICA DE
ESPECIALISTA - MARKETING, no dia 14/02/2013, intitulado "Quanto sua empresa deve
investir em Marketing". Este artigo pode ser acessado pelo
link
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quanto-sua-empresa-deve-investir-em-marketing
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quanto-sua-empresa-deve-investir-em-marketing
TEXTO
ORIGINAL:
Quanto tempo a empresa deve destinar
para o Marketing?Dr. Frederico Mafra, Especialista em Marketing Estratégico e Consultor Sênior da Global On Consultores Associados*
professorfrederico@yahoo.com.br / fredericomafra@globalon.com.br
O
Marketing constitui-se numa das principais atividades a serem desenvolvidas pelo
empresário e seus colaboradores dentro de um contexto empresarial. Para alguns
especialistas no assunto, o Marketing atualmente deveria ser a atividade-chave
de qualquer organização. Ela é, de fato, a responsável pelo contato da empresa
com seu mercado, e é por meio do Marketing que a empresa entende seu ambiente de
negócios, enxerga oportunidades de crescimento, define segmentos-alvo, cria e
define seus produtos, e planeja ações de comunicação, entrega e precificação de
suas ofertas. Em suma, o Marketing cuida de todo o processo de relacionamento de
uma empresa com o mercado.
Olhando por este prisma, poderíamos considerar que
todo o tempo que a empresa está voltada para seu negócio deveria ser considerado
o tempo necessário a ser destinado para as ações de Marketing. E com relação a
valores, basta retirar do orçamento da empresa aqueles custos voltados à
estrutura e pagamento de pessoal, e você terá o valor do que é (ou deveria ser)
dedicado ao Marketing em todas as suas sub tarefas. O empresário deve entender e
trabalhar o Marketing como uma atividade ampliada, sistêmica, e dedicar todos os
recursos possíveis (não somente financeiros, mas também humanos e estruturais)
para a realização de ações que, ao final, consigam “linkar” a empresa ao mercado
escolhido, permitindo a ela colher os frutos de suas estratégias (aumento de
receita, lucratividade, rentabilidade, satisfação e fidelização de clientes,
etc., etc., etc.).
Entretanto, sabemos que muitas empresas consideram
ainda o Marketing como apenas mais uma área organizacional, e acabam tentando
definir um orçamento para todas as ações inerentes a área, citadas acima.
Tradicionalmente, as empresas definem valores para a área de Marketing de duas
maneiras. A primeira é dedicar um percentual do faturamento à área. Neste
modelo, quando a empresa fatura mais, dedica mais dinheiro para as ações de
Marketing. Mas quando fatura menos, o Marketing sofre com cortes de verbas, e
consequentemente, de ações a serem trabalhadas para a empresa frente ao mercado.
Ou seja, aquela área que deveria garantir o contato da empresa com o mercado, ao
ter seus recursos diminuídos, na prática também acaba reduzindo este contato e o
relacionamento com o cliente, deixando espaços para as investidas de
concorrentes e seus produtos.
A
segunda forma tradicional de se definir valores para a área de Marketing é
desvinculá-los dos resultados financeiros obtidos pela empresa, com base em um
orçamento fixo para determinado período. Se por um lado, a área não fica à mercê
de redução do faturamento no curto prazo, por outro também não colhe os frutos
de um aumento do faturamento, muitas vezes decorrente das ações de Marketing
executadas.
Qualquer que seja o modelo tradicional escolhido, ele
não reflete a forma ideal de se enxergar e trabalhar o Marketing dentro de uma
empresa. Com dito no início do artigo, o Marketing deve ser o coração do
negócio, e como órgão vital, não pode parar, e tem que ser trabalhado todos os
dias e em todos os momentos de atuação da empresa no mercado. O investimento em
Marketing, em outras palavras, não deve estar vinculado a valores meramente
financeiros e de tempo em horas de trabalho. O máximo de tempo e recursos
possíveis devem, portanto, ser dedicados ao Marketing e suas
atividades.
* Frederico Mafra é
Doutor e Mestre em Ciência da Informação, Economista e Especialista em Gestão
Estratégica de Marketing. Consultor Sênior da Global On Consultores Associados,
com experiência nas áreas de Marketing Estratégico, Planejamento e Gestão
Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Pesquisa de
Mercado. Atua também como professor em cursos de Mestrado, MBA, CBA, Programas
Executivos e Cursos de Especialização, além de palestrante
organizacional.
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