quarta-feira, 27 de abril de 2011

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
O caminho “sem volta” para o sucesso


Artigo produzido por Luiz Fernando Magri
Consultor Sênior da Global On Consultores Associados


Em um mundo cada vez menor, o ritmo das mudanças é ditado pelo avanço tecnológico e pelos interesses econômicos e sociais do mercado.
Para sobreviver, as organizações se vêem forçadas a buscar um entendimento claro sobre o ritmo, intensidade e direção das mudanças, uma vez que, quando tais sinais não são compreendidos corretamente e a tempo, afetam negativamente o desempenho corporativo.

Dentro deste cenário, o exercício da liderança vem se tornado a chave para transformar,  através da ação dos colaboradores, os efeitos nocivos das mudanças em oportunidades de crescimento organizacional.
Atualmente, não há como não reconhecer a importância da liderança no desempenho das empresas, quer sejam elas públicas ou privadas, haja vista que este tema já ocupa uma posição de destaque nas discussões em organizações e eventos empresariais.

Inicialmente, é importante ressaltar que ao mencionarmos liderança, não devemos considerá-la como sendo sinônimo de uma relação hierárquica do tipo chefe / subordinado, e nem tão pouco circunscrita apenas ao âmbito corporativo.

Se por um instante, observarmos a nossa volta, veremos que a liderança está presente em todos os momentos de nossas vidas. Frequentemente, há sempre alguém procurando influenciar o comportamento de uma ou outra pessoa, ou mesmo de um grupo. De alguma forma, em um ou outro momento da vida, todos procuram exercer liderança, quer seja em atividades ligadas a uma empresa, a uma instituição educacional, a uma organização pública ou mesmo no seio familiar.

A liderança, ao contrario da chefia, não pode ser estabelecida ou determinada por uma pessoa à outra. A liderança é uma condição que necessita de aceitação, de reconhecimento e adesão do liderado, à figura e as idéias do líder, é a conquista de corações e mentes. O poder que o conduz os líderes a esta condição, não emana de nomeações, mas sim dos chamados “poderes pessoais”, oriundos de seus valores, reputação, competência, dedicação, visão e empatia. É extremamente desejável, por parte das empresas, que seus gerentes também se tornem líderes. Inclusive, há inúmeros casos de sucesso onde as duas condições (chefe e líder) coexistem harmoniosamente.

Uma energia valiosa

·    Você já percebeu que as pessoas que se envolvem com trabalhos voluntários, o fazem sem receber um centavo se quer, e com a maior disposição e alegria?
·    Quantas pessoas você conhece que trocaram de trabalho, para ganhar um salário melhor, e depois se arrependeram?

Perceba que estas questões têm um ponto em comum. Trata-se da presença ou ausência de uma energia que é capaz de modificar consideravelmente as reações do corpo e da mente:   A MOTIVAÇÃO.

Mas o que é a motivação?

Motivação é uma energia que nos impulsiona a fazer, despertada pela expectativa da obtenção de prazer (recompensa) com determinada atividade.
Sabemos hoje, devido a pesquisas na área comportamental, que determinadas recompensas não são capazes, isoladamente, de propiciar motivação ao indivíduo por longos períodos de tempo, ou seja, de forma contínua.
Na verdade, salários, promoções e benefícios em geral, têm potencial motivador limitado, pois, uma vez conquistadas, tais recompensas perdem, ao longo do tempo, sua capacidade de manter os níveis iniciais de motivação. Por outro lado, a sua ausência ou aplicação de forma injusta, é capaz de gerar desmotivação no indivíduo.
Estudos apontam que todas as recompensas, advindas da satisfação de necessidades de origem interna, tais como, pertencimento a grupos sociais, reconhecimento do indivíduo por feitos ligados a valores pessoais e auto-realização, são altamente motivadoras e têm caráter duradouro.

Liderança Eficaz

O principal objetivo de uma liderança eficaz é tornar o trabalho um caminho seguro para a realização pessoal do liderado e com isso, obter resultados sustentáveis para a organização.

Para que isso ocorra, o líder deve buscar o despertar da motivação, trabalhando a satisfação e realização nos liderados, através de ações permanentes que reforcem uma percepção verdadeira de que os mesmos:
ü  Estão sendo úteis e valiosos em seu trabalho;
ü  Estão sendo desafiados e tendo a chance de mostrar sua capacidade;
ü  São reconhecidos por seus feitos;
ü  São respeitados e aceitos com suas diferenças;
ü  Recebem apoio quando necessitam;
ü  Recebem responsabilidade à medida que amadurecem profissionalmente;
ü  Estão sendo capacitados (a empresa está investindo e apostando neles);
ü  São parte importante de uma equipe e esta se mostra vencedora;
ü  São tratados com equidade e de acordo com sua individualidade.*  
     *Não há nada mais desigual do que tratar igualmente pessoas que não são iguais. 
(Ken Blanchard, 2007)

Um dos pontos cruciais para o bom desempenho do líder reside na adaptabilidade de seu estilo de liderança ao grau de desenvolvimento de cada liderado. Muitas vezes, a mesma pessoa que apresenta certo grau de maturidade em uma determinada tarefa, passa a apresentar um grau inferior ou superior em outra, necessitando desta forma, que o líder utilize outro estilo de liderança, mais adequado a nova situação.
Somente pela empatia, o líder poderá desenvolver sua capacidade de diagnosticar e identificar o nível de maturidade do liderado e assim, através de um estilo apropriado de liderança, conduzi-lo a obtenção de melhores resultados.
Ao orientar o liderado, através de um processo de evolução e amadurecimento, o líder possibilita que ele passe a reagir com mais segurança e confiança à medida que novas situações se apresentarem.

Essencialmente, uma arte

Não é difícil perceber que o exercício da liderança eficaz é um processo que envolve descoberta e capacitação contínua de pessoas. Em essência, a liderança é a arte do relacionamento, que conduz as pessoas a um nível existencial mais elevado, as torna mais completas e felizes, e possibilita que retornem à sociedade, o que de melhor têm a oferecer.


REFERÊNCIAS

BLANCHARD, Ken. Liderança de alto nível / Ken Blanchard, colaboração de Marjorie Blanchard ... [et al]; Rosalia Neuman Garcia. Porto Alegre: Bookman, 2007.

FIEDLER, Fred E. A theory of Effectiveness. / Fred E. Fiedler. New York: McGraw-Hill Book Company, 1967.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores: Integrando teoria e pratica / José Osmir Fiorelli. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HERSEY, Paul. BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores: A teoria e as técnicas da liderança situacional. / Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard; Tradução: Edwino A. Royer,  São Paulo: EPU, 1986.  

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